Prefeitura reconhece dívida de 4,5 mi com empresa de lixo que pediu pra sair
A Prefeitura de Ilhéus decretou Estado de Emergência no serviço de limpeza pública do município, após a decisão unilateral da empresa responsável pelo serviço, de não renovar o contrato.
A medida permite que o município contrate uma substituta, em caráter emergencial, para execução de serviço de coleta de resíduos sólidos domiciliares, comerciais e industriais, coleta e transporte de resíduos hospitalares, limpeza e desobstrução de redes de drenagem pluvial com equipamento de vácuo e alta pressão, lavagem e desinfecção de feiras livres e vias e limpeza de praias.
Os detalhes contratuais deste tipo de serviço, de há muito, são considerados uma “caixa-preta” nos mais diversos governos municipais. Somente agora sabe-se que a Prefeitura de Ilhéus reconhece um débito de R$ 4.584.576,32, referente ao vínculo iniciado em 28 de janeiro de 2014.
O acerto prevê o pagamento de 1,1 milhão, dividido em três parcelas neste mês março, sendo a primeira nesta sexta. O restante será diluído em 18 parcelas mensais.
O Estado de Emergência, segundo publicação no Diário Oficial do Município, terá a duração de até 90 (noventa) dias ou até que se ultime o processo licitatório e a respectiva contratação.